Terça-feira

pleurotus

Posted by Picasa

Segunda-feira

um nome e uma surpresa...

 

 

 

 
Posted by Picasa

nas nossas andanças, fomos parar em Vitória esse final de semana.
no almoço de domingo estava Tuna queimando as pestanas para decidir aonde iríamos almoçar, e me lembrei do tal Oriundi, do chef Juarez Campos, que sinceramente, nunca vi mais gordo, mas é difícil eu abrir uma revista de gastronomia e não ver seu nome estampado lá.então tudo bem, segue para o Italiano Oriundi.eram 15:45 mais ou menos, já que paramos para comer um bolinho de bacalhau antes do almoço.pois bem, perdemos a hora de funcionamento, o Oriundi fecha às 15:30 todo domingo.
Nem tudo estava perdido, já que no caminho tínhamos avistado um Italiano também, mas o nome... Spaghetti e Cia, sei lá, não simpatizei, mas a casinha era bem bonitinha, com cadeiras de Teca na frente para o cliente esperar sua mesa [sinal que costuma formar fila] e vasos com buxinho.
chegamos a tempo do senhorzinho que tomava conta da porta estar virando a placa de aberto para fechado.

- ainda está servindo, fiquem à vontade.

fomos exatamente os últimos a entrar.
fiquei surpresa com o lugar, aconchegante, música ambiente, climatizada, pé direito bem baixinho, meia luz, mesinhas com toalhas ora de xadrez verde, ora de xadrez vermelha, aliás, as cores eram verde e vermelho, uma cantina deliciosa.
o dono veio à nossa mesa aconselhar Tuna na escolha do prato, que foi cabrito com massa recheada de mandioca [aipim] e ervas. O meu escolhido foi a mesma massa [que ele chama de tortelini, mas eu o conheço como um ravioli gigante, era uma meia lua de massa] recheada com abóbora e molho de linguiça desfiada com pimenta.
uma delícia de programa. os garçons educadíssimos, bem inteirados do cardápio.
uma bela surpresa para mim, que havia empacado por um simples nome..

Domingo

copinhos japoneses

manjericão, louro,...
...,manjericão roxo, alecrim.
em copinhos japoneses.

Sábado

os preferidos



Posted by Picasa

a Madame Glau me pediu para mostrar 03 livros preferidos.não tenho uma biblioteca farta como gostaria, mas dentre os que eu tenho, pintou uma dúvida atormentadora sobre qual escolher, e então optei pelo óbvio, os que eu mais uso, e a minha leitura da hora.
o livro do Gula Gula realmente é o que eu mais uso, talvez por gostar muito da comida daquele restaurante, que eu entendo como sendo caseira e sofisticada.
o segundo da lista, é o livro que me socorre sempre que pinta aquela dúvida quando estou com várias formas de fazer uma mesma receita [??? crazy woman], chama-se "A Alegria de cozinhar", está meio velhinho como se pode notar, mas exala sabedoria exatamente por esse motivo, parece que eu estou consultando minha vó!
o terceira é a bibliografia de um dos maiores chefs da história, que chama-se Escoffier, e é minha literatura atual.

Agora a segunda etapa do pedido da Madame, repassar para três pessoas essa missão, então:

Rê Gallo do Frango com Banana,
a Vivian do Aos 30, e
Pipoka do Three Fat Ladies.

Sexta-feira

spaghetti measurer



Posted by Picasa

faz um tempinho, depois de ler um post do blog da Ludmila, me empolguei com um medidor de espaguete que ela elencou em uma lista,entitulada top 10 utensílios de cozinha, sem os quais não vive [imperdível!!]. procurei freneticamente em todas as páginas de que costumo comprar pela internet e nada!!
resumo da história: a Lud acabou me enviando pelo correio na semana passada e recebi hoje as gracinhas.realmente umas gracinhas, lindos, já estão pendurados na minha cozinha.
A ludmila mora em Quebec, escreve no The Inner Life of Food. Eu a considero super inteligente, adoro ler as coisas que ela publica, suas fotos então!!me fascinam. Uma moça cheia do bom gosto e super gentil.

Quarta-feira

espetinhos


carne cortada em cubinhos [frango, boi, carneiro, suína, ê-tê-cé-té-ra] + pedacinhos de cebola + pedacinhos de tomate + champignon de Paris e assim sucessiva e repetidamente.
lambusada em óleo de oliva [aqui foi usado um aromatizado com alecrim] + sal grosso moído + pimenta moída.
feita em uma grelha com resistência.

Terça-feira

bago bom.

Posted by Picasa

morangos, jabuticabas, framboesas, amoras...são divididas nas classificações de frutas como BAGOS.

morangos são frutas que se machucam, assim como o mamão, então, assim que sua caixinha chegar em casa, separe os bonitinhos colocando um do lado do outro comportadamente, para evitar escoriações, e depois me digam se eles não duram infinitamente mais tempo acondicionados na sua geladeira.

Segunda-feira

cebola & cebolinha


Posted by Picasa


a chuva não pàra, o tempo é meio abafado e meio com vento frio, o desânimo é aquele comum aos dias de segunda-feira. E aí, chega a hora de pensar no jantar,e de fazê-lo [é sempre melhor do que pensar], e hoje não teve embaraço. Fui certeira e optei por uma sopa de cebola.
Já publiquei sobre ela aqui, e sinceramente..., publico novamente sem medo de me tornar repetitiva.
O lance das receitas que moram nas nossas cebecinhas é que elas nunca se repetem, sempre vai ter uma coisa diferente, uma erva, um condimento, uma coisa qualquer que muda um pouco o sabor inicial.

eu tinha cebolas brancas e roxas, então usei meio a meio, duas brancas e duas roxas cortadas grosseiramente.
esquentei uma caçarola com manteiga e um pouco de óleo extra-virgem e joguei os tacos grosseiros de cebola lá dentro. depois de uns 5 minutos mais ou menos elas já estavam transparentes e aí acrescentei mais ou menos 1\4 de xícara de vinho branco seco. quando ele secou totalmente coloquei 1 litro de água morna [não deu tempo de esquentar muito].
agora é a hora de soltar a imaginação e lançar mão do que estiver ao seu alcance para trazer sabor ao seu caldo. foram folhas de sálvia, sementes de cardamomo, pimenta moída, sal e para aromatizar a água, 1 cubo de caldo de legumes vitalie.
o caldo ficou lá, apurando por uns 15 minutos. deixei esfriar um pouco [bem pouco mesmo porque me falta paciência] e bati no liquidificador.
caldo de volta à caçarola e aproveitei os bifes que sobraram do almoço cortando bem pequeno e jogando na minha sopa.
mais um pouco de fogo baixo e tampa na panela. corrigir sal.
finalizei com cebolinha francesa.
bon appétit.

saindo do forno..


Posted by Picasa

Domingo

roxinhas & docinhas.

as jabuticabas...tiradas do pé.
Posted by Picasa

Sexta-feira

empilhando guardanapos..

e fotografando..
Posted by Picasa

;)

Quinta-feira

talharim de pupunha

 
Posted by Picasa

desde a primeira vez que vi Alex Atala executando esse feito, que fiquei louca, com trimilique nas mãos para tentar copiá-lo. Depois me esqueci, e sofria dos tais trimiliques cada vez que me vinha aos ouvidos a palavra PUPUNHA!!
Isso deve fazer quase 1 ano. na verdade sempre achava que me faltava uma mandoline para transformar o palmito fresco em um talharim.
no começo da semana trouxe um pratinho dos palmitos para casa, e eles ficaram lá na geladeira, com a mandoline me pertubando a cabeça.
hoje peguei os bichinhos, parti no meio no sentido vertical, e passei eles no meu "relles" ralador, e não é que deu certo!!..bem, tá certo que poderiam ficar mais bonitinhos como do me guru Atala. aff.
continuando..coloquei um pouco de água para ferver, assim que abriu fervura, coloquei 1 colher de sal e quando ferveu de novo, os palmitos. Marquei no timer 1 minuto cravado. retirei a água e salteei eles em manteiga.
na hora de servir, eles ainda ganharam um fio de óleo extra-virgem tartufado e folhinhas de manjericão.
vou te dizer que não me decepcionei, comer um palmito fresco como se um talharim fosse, .. VALE A PENA!!

Terça-feira

desnudos...

 

aqui está quase pronto,
e aqui, devidamente vestido.
Posted by Picasa

Segunda-feira

o peru

 
Posted by Picasa

Domingo

franguinho de domingo

 

que na verdade é um galeto, e não um frango, pincelado com manteiga, sal grosso e pimenta branca moídas, folhinhas de alecrim, sálvia e tomilho, e um pouco de mel, enrolado em papel alumínio e levado ao forno pré-aquecido por 50 minutos ou mais.
as ervilhas são as congeladas, fervidas em um pouquinho de água e passada na manteiga e sal.
;o)

Sábado

bem casados

 

 


sabe daquelas amigas que viram irmãs, que passam juntas grande parte da vida, que brigam, se odeiam e se amam? pois é, hoje é o casamento dessa amiga, que de tão amiga, me confiou a tarefa de preparar os bem-casados para a festa linda dela. Quanta responsabilidade!!
Eu achei que eles mereciam um post por aqui, e aí estão eles, fofuchos, gordinhos, embrulhados e enlaçados.
Feitos com muito carinho, enfeitando meu espaço.
;)

Sexta-feira

dia de flores

 

 

 
Posted by Picasa

Quinta-feira

penne & gorgonzola & sálvia

 
Posted by Picasa

primeiro foi um roux com manteiga e farinha, abaixei o máximo que eu pude da chama do fogão para acrescentar o leite e ver ele engrossar sem empelotar, mexendo com um fuet sem parar. Coloquei pedaços de gorgonzola para levar o sabor ao molho branco, temperei com sal, pimenta e sálvia fresca picadinha. Finalizei com um farto fio de azeite. Molho pronto.

usei um punhado e mais um pouquinho de penne tricolone em 8 ou 9 minutos de água fervente e salgada.
na hora de misturar a massa com o molho, deixei passar um pouco da água do cozimento para ela não ficar "unidos venceremos".

Quarta-feira

chá & chocolate

 

 
Posted by Picasa

Terça-feira

calzone

 

 
Posted by Picasa

para preparar o calzone usei a receita de pizza da Fer, que eu já publiquei aqui, com uma pequena alteração: no lugar do óleo extra-virgem usei um tartufado, que se fez notar logo ao abrir o forno para retirar as belezinhas.
recheei meus calzones com ricota temperada, tomates frescos, fundos de alcachofra e peito de peru, da seguinte forma:
comecei temperando a ricota com sal marinho, pimenta moída na hora, óleo extra virgem e folhinhas de orégano. reservei.
cortei os fundos de alcachofra (em conserva, que estavam fazendo aniversário na despensa) em julienne. depois os tomates e o peito de peru, todos em julienne.
em um recipiente coloquei o peito de peru, os tomates fatiados, a ricota temperada e a alcachofra. misturei com cuidado para preservar o formato de todos eles.nessa hora é bom experimentar para ver se está gostoso, achei que faltava mais um pouco de óleo extra-virgem.

abri a massa para pizza o mais fino que consegui. usei um prato de serviço para medir um círculo e cortei com uma faca bem afiada.
com os dois círculos abertos, passei extrato de tomate em uma banda somente, e recheei essa mesma banda com a mistura de ricota. finalizei com mussarela de búfala em cubinhos bem pequenos e queijo grana padano ralado. fechei o calzone e repeti toda a operação no outro círculo de massa.
calzones recheados e fechados, pincelei a superfície deles com o extrato de tomate para dar uma corzinha e moí um pouco de sal grosso.

assar em forno pré aquecido uns 25 minutos, de preferência sobre uma pedra.

Segunda-feira

livros & velas

 

 
Posted by Picasa

algumas paixões.
;o)

Domingo

os copos da vez...

 

 

 
Posted by Picasa

cada época alguns são eleitos a se sentarem na minha mesa com mais frequência, os da vez são esses, de bola, colorido, de acrílico, bem grandão para pegar bastante suco e até a coca light com bastante gelo, meu vício.aff (abafa)
;o)

vermelinhas e azedinhas...

 

 
Posted by Picasa