Domingo

final de ano!


as coisas aqui acontecem da seguinte forma:
O meu Natal acontece no Rio de Janeiro, mais precisamente no dia 23, uma ceia enorme e deliciosa no apartamento da família do meu sogro, que é para todos poderem cumprir com seus compromissos na noite do dia 24.Mas acabamos dando uma esticadinha e chegamos ontem de noite, morrendo de vontade de estar na nossa casinha!!
infelizmente, a correria foi tanta, com presentes [que nem posso chamar de última hora, já que não tinha comprado sequer um], hora em cabeleireiro para modernizar o corte e ê-tê-cé-tê-ra que nem pude dar a minha contribuição com um pratinho ou uma entradinha que fosse, mas minha cunhada e a tia de Tuna brilharam com suas comidas maravilhosas.
e toda essa corrida contra o relógio estragou também meus planos de uma passada por aqui, não consegui nem espiar os blogs queridos para deixar um voto de felicidades na noite de Natal.
a figura da foto, passou por aqui e eu com a máquina empunhada, fotografei.Na verdade, ela é a imagem perfeita de como me senti na semana que passou: uma lesminha simpática!!
;O)

Sábado

o panettone e eu.


em toda a minha existência, até o Natal passado, eu nunca havia colocado um tico sequer de pedaço de panettone na minha boca. Acredito que que era os resquícios de um paladar infantil que insistia em permanecer. O cheiro [delicioso] do panettone me criava uma repulsa, que nem chegava perto. e foi ano passado que quebrei esse ciclo experimentando um, que nem era dos melhores, tanto que nem me recordo a marca e adorei, comer aquele pão perfumado com uma xícara de chá.
esse ano, o meu é esse daí, Bauducco, com gotas de chocolate, macio, igualmente cheiroso, que vem numa lata para guardar tranqueiras depois.

Sexta-feira

detalhes

 

 

 
Posted by Picasa

enfim..


ele chegou!!

a sopa de sempre

 
Posted by Picasa

é a sopa de tomate.
que eu já publiquei aqui, e publico novamente sem medo de me tornar repetitiva.
eu acho que todo fascínio que está sopa exerce sobre mim, se dá pela forma de fazê-la.Ver aqueles tomatinhos lindos e vermelhos assados e cheirosos, anima qualquer dia cansativo e desanimado.
fui apresentada a ela através do blog da Fer Guimarães Rosa, e a cada vez que faço vou dando um pitaco.
Essa foi feita da seguinte maneira: cortar ao meio 6 tomates maduros e retirar a semente. Colocar em uma travessa refratária com mais ou menos 6 dentes de alho com casca e tudo, azeite aromatizado de alho, sal e pimenta moída.
Forno, uns 40 minutos ou quando eles começarem a murchar.
refgar um pouquinho de cebola numa caçarola, com manteiga e pitadas de orégano seco [importantíssimo], quando começar a soltar o perfume, acrescentar a tomatada, adicionar caldo quente de legumes, deixar ferver mais um pouco.
liquidificador, coador, folhinhas de manjericão e se quiser, uma última levada ao fogo por 5 minutos, e, finalmente, mesa!!
não precisa nem corrigir o sal.

de fora para dentro.

 
Posted by Picasa

a janela!!

Segunda-feira

petit gateau de doce de leite

Posted by Picasa

é o doce mais fácil que eu já fiz.mas também, o doce mais doce que eu já experimentei nos últimos meses. talvez tenha faltado um sorvete de creme para acompanhar.

200 grs de doce de leite
100 grs de manteiga
2 ovos
2 gemas
1\4 de xícara de açúcar
1\4 de xícara de farinha de trigo peneirada
manteiga para untar
sorvete de creme para acompanhar

Derreta o doce de leite e a manteiga no fogo comum ou no microondas.
Numa tigela, junte o doce de leite, os ovos, as gemas e misture bem, sem bater, com um batedor de mão ou fouet. Acrescente o açúcar e a farinha. Misture até formar uma massa homogênea.
Unte 6 forminhas individuais [*para mim, enchi 8] com manteiga e distribua a massa.
Leve ao forno pré aquecido a 200C e asse por 8 minutos [*no meu forno foram 14 minutos].
Sirva quente com sorvete de creme.

*receita do livro "As doceiras - Carla Pernanbuco e Carolina Brandão. E servido no restaurante Carlota.

caldo verde [em dia de chuva]

Posted by Picasa

refoguei 2 dentes de alho pequenos, bem amassadinhos em um pouco de azeite.joguei duas batatas médias, descascadas e cortadas em cubos.
coloquei 1 litro de água que já estava um pouco quente com 1 tablete de caldo de legumes Vitalie [que é sem gordura], uns 20 minutos.
deixei esfriar um pouco [o tempo de um bom banho], bati no liquidificador, enquanto isso, joguei o paio picadinho na panela com um fio de azeite. quando começou a soltar perfume, joguei o líquido, esperei ferver mais cinco minutinhos, apaguei a chama do fogo e acrescentei a couve picada bem fininha, do tamanho que caiba numa colher de sopa, que é para evitar fios de couve pendurados na boca [haha]

Sexta-feira

suculentas


...as lichias

Quinta-feira

as macadâmias da Ciasca

 

 
Posted by Picasa

quem tiver assistido ao programa comida.org, no canal GNT, aonde a Roberta Ciasca [proprietária do Miam Miam] prepara um menu às escuras, para os convidados às escuras, deve ter se deliciado, assim como eu, com as gostosuras, a delicadeza e o carinho que aquela criatura peparou cada coisinha.
eu tomei nota de cada entradinha, prato principal e sobremesa para preparar no melhor estilo "Paula Cabral", mesa arrumada, velinhas espalhadas e amigos ao redor [da comida e de mim] hahaha
ontem comecei testando as macadâmias ao curry.curry já é a minha loucura desde sempre e macadâmias, um novo amor.então, porque não experimentar?
fiz metade da receita que é assim:
3 xícaras de macadâmias
1\4 de xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de curry
2 claras de ovo
bater as claras de ovo com um fuet de leve.
acrescentar o açúcar e o curry.
misturar as macadâmias.
levar a forno em fogo baixo sobre um silpat.
quando a mistura das claras começar a secar, dar um mexida nas macadâmias e voltar ao forno.
quando estiverem totalmente secas, retirar do forno, esperar esfriar e guardar em pote hermético.
ontem, logo quando esfriaram e eu experimentei, achei que poderia ter colocado mais um pouco de curry, mas hoje quando voltei a atacar as bichinhas, achei deliciosas e irretocáveis, quer dizer, ficam mais saborosas no dia seguinte.
;o)

Terça-feira

có-có

 
Posted by Picasa

as galinholas de madeira ficam ali, enfeitando minha prateleira de livros quando não estão carregando meus guardanapos.

Segunda-feira

massa de arroz com atum e macadâmia.

 
Posted by Picasa

aproveitei que Tuna foi dormir na fazenda do meu sogro e que estava sozinha, para fazer a massa de arroz com atum, já que ele não come atum de forma alguma!![e nem nada que venha da água].na despensa também tinha macadâmias, então tostei algumas em uma frigideira de teflon, para misturar à massa.
coloquei água para ferver, assim que levantou fervura, desliguei a chama do fogo e hidratei a massinha por 1 minuto.
enquanto a água fervia, abri a melhor lata de atum que tinha, tirei o excesso de azeite que tinha na lata, misturei com 1 colher de sopa de creme de leite fresco para uso culinário e uma quantidade menor de iogurte [para dar um pouquinho de acidez] e sal.
misturei o atum à massa e por último as macadâmias.

Sábado

o tal.

 

 
Posted by Picasa

o bolo mármore da Simone é uma coisa de louco.Lendo o post, me deu uma vontade alucinada de fazê-lo e ontem foi o dia D.
a massa é moleza de fazer e fica linda, mas na hora de usar a saca-puxa me embolei!!enchi muito os sacos e saia massa para todos os lados [hahaha].
também na euforia de começar os trabalhos não mirei no meio certinho a primeira espremida e ele ficou assim, meio lélé.
o sabores são básicos, e caem muito bem com uma bela xícara de café.

são 4 ovos grandes
4 ovos grandes
1 xícara de açúcar *usei açúcar de baunilha
1 xícara de leite
1 xícara de óleo de milho, canola ou girassol *usei canola
1 colher(chá) de extrato de baunilha *usei uma fava
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 1/2 colher(sopa) de cacau em pó
bater os ovos e o açúcar até ficar esbranquiçado. misturar o leite + óleo + baunilha.
misturar a farinha de trigo com o fermento em uma tigela à parte.
misturar os secos ao molhado com o auxílio de um fuet.
separar aproximadamente 2 xícaras da massa e adicionar o cacau em pó.

untar uma forma redonda, usei de 22 cm. forrar com papel manteiga e untar novamente com margarina e farinha de trigo.
ir colocando no meio da forma umas 3 colheres de sopa da massa clara, deixe fluir.no meio dela coloque a massa escura...e assim sucessivamente até o fim das massas.
sinceramente, vale muitíssimo a pena dar um pulinho no Chocolatria e ler as explicações da Si, além de admirar a zebrinha.
;)

Sexta-feira

ao meu redor...

 

 
Posted by Picasa

essa semana não teve ida à floricultura de praxe, e sim um passeio ao redor da minha casa para colher flores.

Quinta-feira

purê de cenoura

 
Posted by Picasa

sem dúvidas, fui influenciada, para executar esse purê, pelo querido Atala.Inclusive fiz quase da mesma forma que ele ensina a fazer um de batatas, então, mudei o ingrediente principal para cenoura e mandei brasa.

cortei as cenouras bem fininhas e pequenas e coloquei para cozinhar em água fervente até amolecerem.[é melhor para o purê ficar mais lisinho]
guardei um pouco da água do cozimento.
passei no processador, e usei um pouquinho da água [do cozimento], senão não conseguiria processar.
em uma panelinha coloquei 1 colher de manteiga e um pouco de creme de leite fresco, joguei a cenoura cozida e processada.
temperei com sal, pimenta branca [estou apaixonada], e noz moscada moída na hora.
achei que precisava passar mais uma vez no processador para ficar bem lisinha e sem grumo nenhum.

investimento.

 

 
Posted by Picasa

Quarta-feira

sopa de feijão do panelinha

 

 
Posted by Picasa

que na verdade é uma sopa de feijão branco com camarão e linguiça.Eu adoro camarão, mas Tuna insiste em me dizer que tem alergia a frutos do mar!!e eu insisto em não acreditar!![haha] pois bem, mas essa sopa daí não teve o camarão!!aff
fica uma delícia. Os créditos são do site Panelinha e foi publicada aqui.

Segunda-feira

29 primaveras.


o muffin é receita do Martha Stewart's Cooking School, publicada pela Fer Guimarães Rosa aqui.

[...]


uma hiperestimulação ovariana me rendeu uma internação hospitalar por 4 dias e 3 noites, com direito a algumas dezenas de agulhadas e hematomas espalhados pelo corpo, e muita, mas mu-i-ta dor abdominal.
sinceramente, depois dessa, posso dizer que aguento o tranco!!
meu marido mais amado e mais querido do que nunca, ali, firme e forte do meu lado, dava suas voltinhas e aparecia no quarto com algum mimo para a "Toisa" dele, na tentativa frustada de me reanimar... mais copinhos japoneses, molhos importados que ele sabe que eu a-do-ro, copo de leite [flor], uma massa italiana gigantesca que já começou a me tirar o sono [está me encarando, cobrando uma receita digna do seu tamanho] e muitoooo companheirismo e carinho !!
bem, presentinhos perfeitos para uma workaholic da cozinha acamada.
cheguei hoje na minha casa, matei saudades do meu canto, descansei um pouco e dei um pulo aqui.
;0)