Quarta-feira

a saga das lichias

 

 

 
Posted by Picasa

lichia é o seguinte, tem ano que a árvore carrega tanto, que mesmo distribuindo entre a família toda e amigos às quantidades, não tem santo que consegue dar conta de tudo.
É o que está acontecendo, não temos aonde colocar lichias!!Já descasquei toneladas e guardei no freezer em saquinhos separados o tanto certo para fazer suco, mas haja suco!!E deixar estragar é um pecado, então entrei na cozinha meio sem saber o que fazer com elas, mas acabou dando certo.
Fiz um chutney com metade e a outra fiz em calda para acompanhar um sorvete ou para fazer uns drinks.
Para o chutney, primeiro coloquei as lichias descascadas e descaroçadas para ferver com um pouco de água e açúcar mascavo. Depois, em uma panela de fundo grosso coloquei 1 copo de vinagre branco + 125 grs de açúcar mascavo + 1 colher de pasta de mostarda + um pouco de semente da mostarda + 2 cravos da índia + 1\2 canela em pau + 2 pimentas dedo-de-moça picadinhas sem semente, e deixei ferver por uns 10 minutos para reduzir.Coei as lichias cozidas e joguei na redução até dar o ponto de geléia [aparecer o fundo da panela].
Para a Lichia em calda eu coloquei elas descaroçadas em uma panela com 100 ml de Vinho Verde + 80 grs de açúcar cristal + 1 limão + 1 colher de sopa de açúcar de baunilha [eu publiquei aqui como fazer] + 1 pau de canela. Deixei ferver por uns 40 minutos.
Até as próximas Lichias!!

6 metendo a colher:

Mari Azevedo disse...

Amadinha, nunca imaginei que fosse possível fazer suco, chutney e calda com lichias... sempre as comi in natura (ADORO), e não fazia idéia de que fosse possível prepará-las de outra maneira.
Achei teu post genial, e aprendi de montão contigo... com certeza vou atrás de algumas para tentar preparar essas delícias com elas.
Bjo grande,

Mari

Dani disse...

Quanta criatividade para uma só fruta, parabéns!

Bjs

Princesa Urbana disse...

Bom dia querida!
Estou surpresa com a variedade de possibilidades da lichia!
Eu tb sempre consumi a frutinha fresquinha!
E nem td mundo tem a sorte de ter uma árvore dessas por perto! hehehe
Bjossssssss

A dona da cozinha disse...

Meninas, a necessidade não faz o sapo pular??então, não podia deixar estragar. Vcs não estão entendendo, são toneladas de lichia, que juro que adoraria distribuir para vocês.
b-jos Paula

Vivian disse...

abençoada, pois aqui no Brasil lichia é caríssima e para poucos rs. Eu mesma só a como in natura. Bom saber que dá pra fazer várias outras coisas com ela

bjks

Viviane Peçanha disse...

Eu amo essa frutinha!!!! Bem, somos da mesma cidade, então, rs, se quiser dar fim à elas, manda pra cá!!! hehehhe
Bjs.