Quarta-feira

tofus temperados

 
Posted by Picasa

Quase todas as vezes que eu o via na prateleira gelada do Mercado ele me chamava atenção. Quantas vezes já o coloquei, e tirei em seguida do carrinho, receosa de que não fosse gostoso ou de que não soubesse mexer com o dito cujo.
Mas ontem ele veio comigo, depois de uma longa conversa com o responsável da sessão de gelados do Mercado, me convenci de experimentar o TOFU.
Confesso que nosso primeiro encontro, ali, nú e crú não foi dos melhores e tampouco prazeroso, mas uma busca por blogues conhecidos e páginas com receitas vegetarianas encontrei algo que me arregalou os olhos e atiçou as papilas gustativas tão trabalhadeiras que tenho.
Em um potinho que pudesse chaqualhar bastante fiz o molhinho com 2 colheres de sopa de azeite extra virgem + mesma quantidade de suco de limão + mesma quantidade de um bom vinagre de vinho tinto + 1 1/2 colher de chá de sal + flocos de pimenta + 1 dente de alho esmigalhado + folhinhas de tomilho fresco + 2 folhas de louro picadas.
Chaqualhei bastante!!!
Em uma travessa refratária arrumei cubinhos de Tofu e reguei o molho em cima.
Mandei tudo para o forno pré-aquecido por 45 minutos.
Na verdade, não consegui usá-los em uma bela salada, meus tofus temperados viraram tira-gosto e escafederam-se!!

4 metendo a colher:

Eliana Scaramal disse...

Essa receita vou reproduzir em breve, adorei a foto!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Histórias, cozinha e artes. disse...

Ficaram apetitosos!
Eu, que sou de origem nipônica, adoro tofu.
Você experimentou cru e sem tempero? Fica sem graça mesmo. Nós comemos assim: misturamos ao shoyu um pouco de gengibre ralado, ou um pouco de pasta de wasabi, ou um pouco de mostarda amarela. Eleja apenas um dos temperos, senão mascara o sabor do queijo. O que queremos é que ele fique realçado. Jogue sobre o tofu em cubos ou mergulhe os cubos no molho, tanto faz. Isso é como comemos o tofu mole e claro.
Cada região do Japão faz um tipo diferente do outro. No sul, consomem um parecido com o tofu chinês, mais firme, que fica bom cozido com legumes, temperado com shoyu ou missô. Uma amiga minha fez cheese cake de tofu. Se quiser mais especificações, me escreva.
Mas vou experimentar do seu jeito, parece bom!

pipoka disse...

Pois eu gosto muito de tofu, embora em casa raramente o cozinhe (como normalmente nos restaurantes vegetarianos). Este modo de preparação me parece excelente! Vou reproduzir.

bjs

Gina disse...

Olhe, há pelo menos 10 anos não entrava tofu aqui em casa. Só eu consumia... A filha pediu pra comprar e fez macarrão com legumes, shoyu e misturou o tofu. Como ele é grande, vou experimentar sua receita, além de uma antiga que tenho guardada. Vou postar qualquer dia.
Bjs.