Sexta-feira

focaccia

 

 
Posted by Picasa

A fase em que fazia pães foi bem longa, levou um tempo para passar, e foi bem antes deste blog existir, até que um dia comprei uma máquina de fazer pães e como num passe de mágicas, não se sentia mais aquele aroma perfumado de pão assando na minha cozinha.
Na verdade essa bicha imensa que repousa na minha bancada me tirou um pouco o prazer de literalmente colocar as mãos na massa, e hoje em dia, a bicha imensa me serve [e muito] para confeccionar geléias que é uma beleza. Quer dizer, uma máquina de pão, que me serve para geléias!!!
...então, hoje me atrevi a assar pães novamente e me recordei como é delicioso esperá-lo sair do forno e atacar um pedacinho. Na verdade, eu acho delicioso até o cheiro da massa fermentando!!
Ano passado a Revista Gula fez uma edição com uma focaccia maravilhosa na capa, foi a edição 189, e desde ali me acendeu a coceirinha de voltar a fazer uns pãezinhos. Dali a duas edições saiu uma errata consertando a receita que estava meio lélé, e aí está ela, lépida e fagueira, deliciosa e cheirosérrima.
Em uma tigela misturei 500 grs de farinha de trigo + 1 envelope de fermento seco [são 12 grs] + 1 colher de chá de melhorador de pães [por minha conta] + 5 grs de sal + 15 grs de açucar.
Depois de misturado as farinhas acrescenta 2 colheres de sopa de azeite e 280 ml de água morninha [20 segundos de micro]
Usei a pá de gancho para massas pesadas da batedeira e depois finalizei a sova no muque mesmo.
Descansa a massa por 40 minutos [importante!!]
Untei um tabuleiro de uns 30 cm com azeite e ajeitei a massa lá. Fiz uns furinhos com o dedo, pincelei bastante azeite por cima + sal grosso moído + pimenta moída + alecrim.
Assa em forno preaquecido [250 C] por 40 minutos.

3 metendo a colher:

Gina disse...

Oi, Paula.
Outro dia fiz uma focaccia que saboreei com prazer. E você tem razão, o cheiro de pão é maravilhoso, invade a alma e você já sente o sabor antes de provar...
Beijos.

Chá das 5 a meia-noite disse...

Ola Paula, seu blog é realmente gostoso!Parabéns. Sempre virei aqui ver o que tem de gostoso.Bj e boa semana.

caterina foi passear... disse...

Nossa que delícia! Com um patezinho de ervas então...imperdível!