Quinta-feira

moussaka

 

 
Posted by Picasa

foram duas beringelas grandes fatiadas na mandoline em 4 mm.
Enquanto isso, os tomates italianos estavam cortados em 4, já sendo cozinhados em uma panela com água mineral.[de forma que ficassem escondidos pela água].
Em uma frigideira grande de ferro, pincelei azeite e comecei a trabalhar as fatias de beringelas até que ficassem moles [no decorrer do processo em que a frigideira vai aumentando de temperatura, é rapidíssimo]
quando terminei com as bonitinhas, os tomates estavam cozidos e se desmanchando, esperei perder um pouco a temperatura para bater no liquidificador.Depois de bem batidos, passei na peneira até restar somente as sementes.
cortei uma cebola roxa e amassei um dente de alho.esquentei azeite em uma panela, suei a cebola e o alho e acrescentei o purê de tomate + vinho verde + pimenta + sal + 1 tico de açúcar. deixei ele ali apurando, joguei carne moída e folhinhas de manjericão.
A montagem do prato começou com o molho, depois fatias de beringela e assim sucessivamente até terminar.
salpiquei parmesão de boa qualidade ralado na hora, mais folhinhas de manjericão e um farto fio de azeite.

Terça-feira

vaquinha charmosa

 
Posted by Picasa

quando eu encontrei essa coisinha toda charmosa, com pinta de independente e cheia de personalidade na prateleira da Spicy, não titubiei em trazê-la comigo, para me ajudar a corrigir sal e pimenta no prato [que na verdade será somente sal, já que por aqui, só pimenta moída na hora] e trazer graça para a mesa.
;o)

saindo um risoto

 

 
Posted by Picasa

não sei como realmente aconteceu, mas risoto tornou-se um "às" nas minhas mangas, então ele está presente em 85% das nossas reuniões.
Na verdade, acredito que de tanto fazê-lo, eu descobri todos ou quase todos dos seus segredos e automaticamente tornou-se uma das coisas de mais fácil execução para mim.
Então, não espantem-se de vira e mexe aparecer um desses pelas bandas de cá.
Coloco a foto e poupo vocês dos detalhes sórdidos, que já foram pormenorizados aqui.
O da foto, [para variar] é de galinhola.

organizando

 

 

 
Posted by Picasa

já que o calor infernal me trouxe desânimo total para preparar alguma comidinha, atualizo a página com a arrumação de hoje à tarde na minha prateleira de temperos, quer dizer, uma delas [hehe] !!

Quinta-feira

ontem....

 
Posted by Picasa

azeitonas...

 

 
Posted by Picasa

grega, espanhola e chilena que foram compradas especificamente para ser marinadas, em 1 copo de azeite extra-virgem + 1 dente de alho bem amassadinho + alecrim fresco desfolhado + lemon pepper + pimenta do reino moída + sal, e guardadas na geladeira para a hora dos petiscos!!

sai pra lá!!



Vira e mexe ele dá às caras por aqui, eu fico nervosíssima, dando gritos e pulando até o santo Tuna aparecer com um saco plástico na mão e jogá-lo no jardim, e se calhar de eu estar sozinha em casa, interdito o local, trancafio o ambiente, geralmente cozinha e banheiro aff, para evitar qualquer possibilidade de aproximação.
Que me apareçam baratas, besouros, corujas..., agora, bichos molhados e rastejantes me enlouquecem!!
Vai croachar em outra vizinhança!!

Quarta-feira

a saga das lichias

 

 

 
Posted by Picasa

lichia é o seguinte, tem ano que a árvore carrega tanto, que mesmo distribuindo entre a família toda e amigos às quantidades, não tem santo que consegue dar conta de tudo.
É o que está acontecendo, não temos aonde colocar lichias!!Já descasquei toneladas e guardei no freezer em saquinhos separados o tanto certo para fazer suco, mas haja suco!!E deixar estragar é um pecado, então entrei na cozinha meio sem saber o que fazer com elas, mas acabou dando certo.
Fiz um chutney com metade e a outra fiz em calda para acompanhar um sorvete ou para fazer uns drinks.
Para o chutney, primeiro coloquei as lichias descascadas e descaroçadas para ferver com um pouco de água e açúcar mascavo. Depois, em uma panela de fundo grosso coloquei 1 copo de vinagre branco + 125 grs de açúcar mascavo + 1 colher de pasta de mostarda + um pouco de semente da mostarda + 2 cravos da índia + 1\2 canela em pau + 2 pimentas dedo-de-moça picadinhas sem semente, e deixei ferver por uns 10 minutos para reduzir.Coei as lichias cozidas e joguei na redução até dar o ponto de geléia [aparecer o fundo da panela].
Para a Lichia em calda eu coloquei elas descaroçadas em uma panela com 100 ml de Vinho Verde + 80 grs de açúcar cristal + 1 limão + 1 colher de sopa de açúcar de baunilha [eu publiquei aqui como fazer] + 1 pau de canela. Deixei ferver por uns 40 minutos.
Até as próximas Lichias!!

Segunda-feira

presente.

 
Posted by Picasa

livro é aquela coisa, o preferido, na maioria das vezes é o recém chegado na prateleira, a não ser aqueles, de bancada cativa na cozinha, com página grudada, cheio de observação e pedacinhos de papel para marcar a página.
o da foto foi presente de Natal da Tia Rosi, e já mostrou a que veio, porque foi dele que saiu a lentilha e o cuscuz do final de ano.É um livro sem fotos, mas que dispõe todas as informações sobre o ingrediente principal da receita, quer dizer, é coisa boa!
;0)

home care

 
Posted by Picasa

aromatizando...a casa

Domingo

feliz 2009.

 
Posted by Picasa

imaginei que consiguiria conciliar meu blog com os compromissos de final de ano, mas não consegui!!
desejo a todos um excelente 2009, repleto de realizações, muita saúde, paz e alegrias.
;o)