Quinta-feira

vitela recheada com damasco e alecrim servida com molho rôti

 
Posted by Picasa

Em primeiro lugar devo declarar aqui a minha paixão por vitela. É uma carne suave e marcante ao mesmo tempo. Refinada, tenra, saborosa. Estou adorando descobrir as milhares de receitas que vão super bem de encontro com essa carne.
Pois um casal de amigos [Patrícia e João] trouxe para cá várias partes do pequeno que ficaram acondicionadas em meu freezzer até o dia em que fomos visitá-los, então eu quiz preparar uma receita com qualquer pedaço que fosse para levar e provarmos juntos.
Usei uma receita de Charlô [chiquérrimo] e preparei um pernil da vitelinha.
Levei ao meu açougueiro para que ele desossasse o pernil e voltei para casa com um tapete de pernila de vitela e o mais importante: com os ossos e as aparas [para preparar um molho Rôti].
Temperei a peça com sal e pimenta do reino moída, sem economias, de todos os lados.
usei 400 grs de damascos, que foram para uma panela com água para ferver e deixá-los mais maleáveis.Depois de uns 6 minutos de fervura retirei e passei no processador para virar um purê de damasco.
Piquei bastante alecrim fresco e desfolhado.
Recheei a peça com o purê e o alecrim. Enrolei como um rocambole. Costurei as partes que achei necessários [as boquinhas que se formam dos lados].
Como eu preparei com antecedência, enrolei em papel filme e deixei dormir na geladeira.
Para o molho Rôti é necessário:
3 kg de ossos e aparas de vitela
10 litros de água [usei 5 litros mas obedeci às quantidades dos outros ingredientes]
250 grs de cenoura com casca
250 grs de salsão em pedaços
250 grs de alho porró em pedaços
500 grs de cebola em pedaços com a casca [usei sem casca]
100 grs de alho em pedaços [esqueci!!!!!!]
1 1/2 de vinho tinto [usei 1 litro menos 1 taça, que eu bebi]
25 ml de molho shoyo
25 ml de molho inglês
50 grs de ervas de provence [usei umas 20 grs]
25 grs de louro
50 grs de alecrim
4 cubos de caldo de carne.

Colocar os ossos e aparas em uma assadeira e levar ao forno quente até torrar. Solte a gordura do fundo com água quente, se necessário.
Junte em uma panela grande, a água com gordura + os 10 litros de água + cenoura + salsão + alho porró + cebola + alho.
Deixar ferver em fogo baixo por 2 horas.
Acrescentar o vinho tinto + molho inglês + shoyo + ervas de Provence + louro + alecrim + cubo de caldo de carne.
Cozinhar em fogo baixo por mais 4 horas, até os ingredientes estarem quase dissolvidos e o molho bem escuro.
Coe com uma peneira e depois passe por um chinoise.
Pode guardar em freezzer por até 2 meses.
Os meus 5 litros de líquido reduziram-se a 250 ml de molho Rôti.

Quarta-feira

batatinhas ao murro..

 
Posted by Picasa

primeiro elas foram para o forno por uns 30 minutos, envoltas em papel alumínio, pinceladas com manteiga e temperadas com sal light e pimenta do reino moída.
Depois foram recheadas com queijo catupiry, queijo brie, folhas de tomilho, flor de sal e pimenta e voltaram no forno para dar uma leve derretida. Mas quando sáíram ainda levaram uma maçaricada!!
merece repeteco.

matando saudades com uma quiche de espinafre & ricota & Grana Padano.

 

 
Posted by Picasa

Hoje decidi colocar em dia a minha vida por aqui, e pude me dar conta de que a mais de 1 mês não posto nada!!!! Quanta indelicadeza...
Na verdade, tive a visita de um pintor por 3 semanas e ainda um profissional que passa sinteco para dar um up nos meus tacos do chão e com isso a casa ficou de pernas pro ar, com nada no lugar, e meu mau-humor era algo indomável!!!!Resultado: uma casa linda, toda branquinha, mas nada nada de jantares interessantes!!
Também tive a infelicidade de constatar um grande aumento de peso na balança, o que me fez retornar a uma academia, [que não me via a quase 2 anos] e uma reeducação alimentar!!! Reesultado também: nada de jantares engordativos..

A Quiche não é exatamente light, mas é uma das coisas que tenho feito por aqui. Saborosa e fácil, e além do mais sou fãzona.
Coloco dentro do recipiente da batedeira com pá de gancho 140 grs de manteiga amolecida + 1 ovo da roça +220 grs de farinha de trigo peneirada + 2 grs de fermento em pó [1/2 colher de chá].
Coloco o gancho para fazer todo o trabalho pesado até eu perceber que a minha Pâte Brisée está bem homogênea.
Faço uma bola e enrolo em papel manteiga para guardá-la na geladeira e deixar descansando por 30 minutos, que é o tempo de preparar o creme básico para quiches.
Em outro recipiente coloca 500 ml de creme de leite fresco + 5 ovos do roça + sal + pimenta branca + noz moscada. Misturo tudo com um fuet.
Para o recheio de espinafre, basta desfolhar todo ele, aquecer uma panelinha com azeite e dois dentes de alho moído e jogar as folhas ali. Logo, logo você vai ver aquela panela cheia de espinafre se reduzir drasticamente. Tempere com um pouquinho de sal.
Passar a ricota no processador.
Para montar a quiche uso uma forma redonda de fundo falso e vou colocando a massa de forma que vai remendando toda ela até tampar todo o fundo e subir com as bordas.
A melhor parte vem agora!!! rechear é um prazer!!!
A primeira coisa foi a ricota, depois o espinafre, mais ricota, um pouco de queijo Grana Padano ralado e o molho básico. Mais um pouquinho de Grana Padano para gratinar.
Assei em uns 25 minutos no forno em temperatura média.