Segunda-feira

frogurt de morango e baunilha

 
Posted by Picasa

aqueles morangos que foram fotografados e postados em cima de uma balança aqui, era para preparar o frogurt de morango e baunilha que vi no blog da Fer Guimarães Rosa.
precisei fazer minhas adaptações porque não tenho por aqui o iogurte cheese style, então usei creme de leite fresco no lugar dele.
sem sombra de dúvidas, essa receita gelada está muito bem colocada no meu ranking de sorvetes, porque ficou divinamente gostosa e refrescante.
a receita original está aqui, mas vou descrevê-la:
300g de morangos
1 + 1/2 xícara de iogurte natural
1 xícara do tal iogurte cheese style que substitui por creme de leite fresco
1 colher de sopa de extrato de baunilha
mel a gosto
Bater tudo no liquidificador e colocar na sorveteira.
servir e se deliciar.

Domingo

repaginar

 
Posted by Picasa

a sopa daqui e daqui + capelleti feito com massa de pastel recheado com mussarela de búfala e uma folhinha de manjericão + uma taça de vinho pinot noir + uma boa conversa = ;o)

Sexta-feira

300g

 
Posted by Picasa

chegar no mercado e lembrar de uma receita que está me esperando em casa quando avisto determinado ingrediente é fato e corriqueiro.
aí, seguro o tal produto e penso:
- mas de quanto preciso?? melhor levar duas caixas [que é para não correr o risco de faltar], ou levar uma caixa só?? ai que dúvida!! vou levar uma, deve dar...
chegar em casa, procurar a receita, ver de quanto preciso, tirar os cabinhos e pesar!! tomara que dê!!
300g.
pesando.... 300g!!! bingo!

Quinta-feira

poivre rose



Posted by Picasa

fui deixar meu carro para trocar óleo em uma oficina mecânica perto da Fazenda e me deparo com isso!!!!
toneladas de aroeira ou pimenta-rosa ao céu aberto a espera de quem queira comprar e levar para revender.[assim penso eu, porque de graminha em graminha vai ser difícil dar um fim naquilo tudo].

Quarta-feira

kebabs de cordeiro sem pistachios

 

 

 
Posted by Picasa

a dois dias voltei para casa com mais um apetrecho culinarístico.Um cano com uma janelinha por onde passa um"empurrador" de madeira. tá difícil fazer-me entender... é um aparelhinho para confeccionar Kebabs.
Quando vi dando sopa na prateleira, até meio desvalorizado, agarrei-o e logo apresentei seu novo lar, inaugurando-o no mesmo dia.
Para aqueles adoradores de espetinhos de carne-moída, super aconselho o investimento.
A receita saiu do Jamie at home. Juro, não é uma adoração desmedida pelo Londrino, é coincidência mesmo de minhas 3 últimas publicações virem do mesmo lugar.
Essa receita estava na minha lista de esperas [esperar um aparelhinho mágico como o meu caninho adaptado].
500g de filé de paleta de cordeiro cortado em cubinhos + 2 colheres de sopa cheias de folhas frescas de tomilho + 1 colher de sopa rasa de chilli + 1 colher de sopa de cominho + zestes de 1 limão [faz grande diferença no resultado final] + sal + pimenta do reino + um bom punhado de pistachios descascados [não tinha, então coloquei macadâmias].
tudo isso no processador e só falta encher as janelinhas do caninho [auto intitulado quichu] e espremer com a madeira para ver lindos kebabs.
tostei em grelha bem quente com óleo de gergelim e lambi os beiços.

Segunda-feira

massa blinding de jamie oliver

 

 
Posted by Picasa

dessa vez quiz dar uma inovada no meu preparo de massas. Já faz 1 ano que uso a mesma receita, que está publicada aqui, então decidi testar outra, que saiu de um livro mais antigo de Jamie Oliver [O Retorno do Chef sem mistérios].
Gostei bastante, e confesso que meus ovos caipirões deram um certo charme, afinal de contas, foram muitos deles.
A receita chama-se massa blinding, sabe-se lá porque e leva 250 g de farinha de trigo + 250 g de farinha de semolina + 3 ovos caipiras grandes + 8 gemas de ovos.
Eu coloquei as farinhas peneiradas no meu recipiente de batedeira, fiz um monte com um furo no meio para os ovos e gemas e deixei que a pá em forma de gancho fizesse todo o trabalho sujo, só depois então que finalizei a sova com muitos murros na mesa.Embrulhei em papel manteiga e deixei descansar na geladeira enquanto preparava toda a parafernalha de cilindro e ê-tê-cé-tê-ra.
A receita original diz que serve quatro pessoas, mas acredito que comeriam tranquilamente mais 2 com a quantidade de farfale que rendeu,que foi exatamente toda essa da foto aí de cima.
Com ela preparei o ragu de coelho daqui e ainda guardei um pouco de gravatinha em um pote hermético para alguma nova receita.

Domingo

sorvete de cajá

 
Posted by Picasa

Esse sorvete foi feito com a receita do manual de instruções da sorveteira, adaptada para cajás. Deu um certo trabalhinho porque eu tive que colocá-lo na máquina duas vezes até confiar totalmente em que ia virar sorvete.
Usei 2 copos de água e 2 copos de açúcar. Levei ao fogo até ferver. Abaixei a força da chama do fogão e deixei lá mais 3 minutos.
Esperar esfriar totalmente.
acrescentar 1 1/2 copo de polpa do cajá, misturar e levar a sorveteira.
A polpa foi feita com cajás descascados e levados ao processador sem o caroço e depois passado em peneira.
Ficou bem gostoso, porém quem preferir um sorvete menos doce, aconselho diminuir a quantidade do açúcar.

Foi a nossa sobremesa do almoço de dia das Mães!!

Sábado

ragu de coelho

 

 
Posted by Picasa


Na semana passada estávamos no Rio de Janeiro e fomos almoçar no D'amicci, que fica no bairro do Leme. Sempre ouvi falar maravilhas do lugar e ainda não tinha ido lá.
O restaurante é super aconchegante, [olhando de fora não dá para imaginar o quanto] e, com um bom gosto sutil e excelentes garçons.
Tuna pediu um ragu de coelho com farfalle e eu escolhi um raviolli de pêra com molho de brie. Infelizmente esqueci a máquina fotográfica então por isso não tenho fotos dos pratos e nem um post sobre essa nossa orgia gastronomica.
O ragu estava especialmente saboroso, até mais, quer dizer, muito mais do que o meu prato que só tinha mesmo os sabores doce da pêra e o salgado do queijo, o ragú era uma explosão de sabores!
Diante disto, só me restou testar uma receita de ragu de coelho em casa.
A receita é de Jamie Oliver do livre Jamie at home.
Primeiro passo foi fazer o mise en place dos ingredientes:
1 cebola cortada em brunoise
2 cenouras descascadas e cortadas também em brunoise
folhas de um ramo de alecrim fresco picadinhas
folhas de tomilho fresco
2 folhas de louro
1 coelho desossado e cortado em cubos de 1 cm
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 taça grande de vinho branco [ usei izidro, porque não tinha branco, aconselho seguir a receita e usar o branco, já que o izidro é licoroso e confere um sabor mais adocicado aos pratos]
sal marinho e pimenta do reino moída na hora
500 ml de caldo de galinha

Preaquecer o forno.
Em uma panela que vá ao forno, de preferência tampada [usei a minha creusa] despeje um fio generoso de azeite.
Adicionei a cebola + cenoura + alecrim + tomilho + louro. Cozinhar por 10 minutos.
Acrescentei a carne + farinha + vinho + sal + pimenta + caldo de galinha.
Deixei ferver e depois tampei e levei ao forno.
A receita mandou ficar no forno 1h e 30 min. e foi aí que uma catástrofe quase aconteceu!!Tirei 10 minutos antes e por um triz não tinha perdido tudo, estava quase queimado!!! Quase porque deu para salvar!afff
O ideal desta receita é que a carne fique desfiada e a minha não ficou totalmente, alguns pedacinhos ainda permaneciam em cubinhos, então arregacei as mangas e desfiei com as mãos mesmo, afinal, quem está na chuva é para se molhar!!
Servi com farfalle, aquela gravatinha, que eu mesmo confeccionei [depois publico como].
Ficou muito bom, mas faltou um azeite de trufas para finalizar. Tentei resolver com um creme de trufas para colocar em saladas que tenho, mas definitivamente o efeite não foi o mesmo. Tem que ter o azeite trufado!
Tirando isso, ficou ótimo e agradou aos convivas.

Sexta-feira

gemas caipironas

 

Quarta-feira

presentinhos

 

 

 
Posted by Picasa

esses são os presentinhos trazidos pela amiga super querida, [aquela dos bem-casados], a Maitê e do seu marido, não menos querido, Jaime. Eles foram aproveitar os seus dias de lua de mel agora, nesse mês, e rumaram para Portugal, deram um pulo na Espanha e Barcelona.
De quebra eu faturei um livro maravilhoso,[com dedicatória super carinhosa] que já foi inaugurado com a receita que estampa a capa, [um ensopado de carneiro, que ficou delicioso e não teve tempo para fotos], aínda flor de sal e vidrinhos de azeite. Uma delicadeza sem fim.
teve também presente extra-cozinha: um leque divino, para a amiga esbaforida se abanar e acalmar os nervos nos dias de calor.

gelato de banana

 

 
Posted by Picasa

a receita é basicona, que eu aprendi rodando pela blogosfera:
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de leite integral
1 xícara da fruta escolhida, hoje foram as bananas que já estavam querendo ficar pretinhas na geladeira, e foram 4, bananas prata.
mel o suficiente para adoçar [o ideal é que vá provando até achar o sabor desejado. eu adicionei 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo].
depois bater tudo no liquidificador e passar para a sorveteira.
;)