Quarta-feira

gelado de framboesa

 
Posted by Picasa

desculpem-me a falta de criatividade, mas o que está bombando por aqui no momento são as belezuras confeccionadas pela minha máquina.
As framboesas foram da estação passada, congeladas no freezer.
Em uma panela fervi dois copos de água e dois de açúcar, assim que abriu fervura, abaixei o chama e deixei mais 4 minutos. Depois de esfriada a calda em um banho maria com pedras de gelo, adicionei um copo cheio das framboesas.Misturei e máquina, por 30 minutos.
;o)

Segunda-feira

dupla infalível. [goiabada & Queijo]

 

 
Posted by Picasa

A Fer Guimarães Rosa, que escreve no Chucrute com Salsicha, a muito já se tornou uma diva para mim, e vira e mexe uma receita dela é colocada em prática pelas minhas mãos. Confesso que fico até um pouco encabulada tamanha quantidade de receitas que pego de lá e publico aqui, mas definitivamente, o sorvete sensação do momento Goiabada com Queijo, não vai ficar de fora, a Fer que me perdoe, com toda licença...
Tinha na geladeira um potão de Mascarpone e na despensa outro potão de geléia de goiaba, presente da cozinheira maravilha que trabalha com a minha sogra.E na cabeça tinha a imagem da perfeição que devia ser o tal Romeo & Giulietta da Fer. Bingo!! Acrescido a isso, os laços afetivos que foram estreitados com a minha sorveteira.
Foi 1 xícara de mascarpone, 1 xícara de creme de leite fresco, 1 xícara de leite, 1 xícara de geléia de goiaba. Tudo para a maquineta, que trabalhou bem mais que 20 minutos, na verdade não marquei o tempo, deixei lá até achar que estava de meu agrado total. 5 minutos antes de tirar o sorvete coloquei pedacinhos de doce de goiaba para ficar bem gostosudo!!

Sexta-feira

nada se perde, tudo se transforma

 
Posted by Picasa

o que sobrou do Lagarto assado do dia anterior, foi para o processador, recebeu mais sabor em um refogado de cebola + alho, pimentinha, sal, azeitona preta picada e virou recheio de capeletti para agradar Tuna que tanto gosta de qualquer coisa in brodo.
Aqui e aqui usei Caldo preparado por mim, mas desta vez, foi um tablete de vitalie de carne, refogado com cebola, e aromatizado com folhinhas de tomilho que ficou supimpa.

uma mesa para 6

 

 

 
Posted by Picasa

endívias + gruyère + goiaba

 
Posted by Picasa

o único trabalho que tive foi de passar as goiabas na mandoline e temperá-las.
Elas foram tostadas em uma frigideira anti-aderente com fio de azeite, pimenta moída e sal. O tempo de esquentar e jogar as fatias das belezocas, que amoleceram e soltaram todo o seu sabor.
Depois, dentro do barquinho de endívia foi uma fatia deliciosa de gruyère e as bonitinhas, toda-toda.
O outro trabalho foi de saborear o amargo com o salgado e o doce...trabalho bommmm

Quarta-feira

tofus temperados

 
Posted by Picasa

Quase todas as vezes que eu o via na prateleira gelada do Mercado ele me chamava atenção. Quantas vezes já o coloquei, e tirei em seguida do carrinho, receosa de que não fosse gostoso ou de que não soubesse mexer com o dito cujo.
Mas ontem ele veio comigo, depois de uma longa conversa com o responsável da sessão de gelados do Mercado, me convenci de experimentar o TOFU.
Confesso que nosso primeiro encontro, ali, nú e crú não foi dos melhores e tampouco prazeroso, mas uma busca por blogues conhecidos e páginas com receitas vegetarianas encontrei algo que me arregalou os olhos e atiçou as papilas gustativas tão trabalhadeiras que tenho.
Em um potinho que pudesse chaqualhar bastante fiz o molhinho com 2 colheres de sopa de azeite extra virgem + mesma quantidade de suco de limão + mesma quantidade de um bom vinagre de vinho tinto + 1 1/2 colher de chá de sal + flocos de pimenta + 1 dente de alho esmigalhado + folhinhas de tomilho fresco + 2 folhas de louro picadas.
Chaqualhei bastante!!!
Em uma travessa refratária arrumei cubinhos de Tofu e reguei o molho em cima.
Mandei tudo para o forno pré-aquecido por 45 minutos.
Na verdade, não consegui usá-los em uma bela salada, meus tofus temperados viraram tira-gosto e escafederam-se!!

Terça-feira

transformação...

 
Posted by Picasa

esses lindos e vermelhos tomates italianos estão prestes a virar um delicioso molho:
só falta eles ferverem, começarem a desmanchar, serem batidos no liquidificador e depois temperados com um refogado de cebola e alho, sal, pimenta, um tico de vinho verde e folhinhas de manjericão.

sorvete de iogurte + limão + baunilha

 
Posted by Picasa

continuei nas pesquisas e tentativas para realmente sentir inaugurada minha sorveteira, com algo que comesse e fizesse miam-miam na boca, que arrancasse elogios dos comensais e que refrescasse de verdade, nesses dias escalafobentos de calor.
A receita veio do Sopa Vermelha: iogurte com limão e baunilha,... acendeu minha curiosidade!!
Na verdade me pareceu um smothie delicioso, azedinho e super refrescante.
A receita da Fá está aqui, eu substitui o maple syrup por Karo, usei açúcar de baunilha, e temperei o meu iogurte com extrato de baunilha.
Da mesma forma que a Fabrícia o meu também saiu pronto da sorveteira e levou uns 25 minutos na máquina.
Já me deliciei miam-miammmm

Quarta-feira

o sorvete que ainda não deu certo..

 

 
Posted by Picasa

enfim consegui realizar o desejo que me atormentava nesses dias de sofreguidão com o sol escaldante das bandas daqui. Comprar uma máquina para fazer sorvetes!! aqui está ela, acomodada na minha bancada olhando para mim, e, acredito, satisfeita por ter sido escolhida.
acontece que sua nova dona ainda não criou laços de intimidade com a bendita, e nossas duas tentativas de aproximação foram um pouco frustrantes.
A primeira foi esse lindo sorvete de figo com vinho porto, que estampa as lindas fotos deste post, mas que realmente não ficou gostoso.me parece ter faltado doce.Ok, vamos à segunda tentativa: sorvete de maracujá!! mas ainda não foi desta vez!!wrgwggeuh
p.s. aberta a idéias!!! ;o)

Terça-feira

co-lo-ri-do

 
Posted by Picasa

[... bagos ...]

 
Posted by Picasa

Quinta-feira

moussaka

 

 
Posted by Picasa

foram duas beringelas grandes fatiadas na mandoline em 4 mm.
Enquanto isso, os tomates italianos estavam cortados em 4, já sendo cozinhados em uma panela com água mineral.[de forma que ficassem escondidos pela água].
Em uma frigideira grande de ferro, pincelei azeite e comecei a trabalhar as fatias de beringelas até que ficassem moles [no decorrer do processo em que a frigideira vai aumentando de temperatura, é rapidíssimo]
quando terminei com as bonitinhas, os tomates estavam cozidos e se desmanchando, esperei perder um pouco a temperatura para bater no liquidificador.Depois de bem batidos, passei na peneira até restar somente as sementes.
cortei uma cebola roxa e amassei um dente de alho.esquentei azeite em uma panela, suei a cebola e o alho e acrescentei o purê de tomate + vinho verde + pimenta + sal + 1 tico de açúcar. deixei ele ali apurando, joguei carne moída e folhinhas de manjericão.
A montagem do prato começou com o molho, depois fatias de beringela e assim sucessivamente até terminar.
salpiquei parmesão de boa qualidade ralado na hora, mais folhinhas de manjericão e um farto fio de azeite.

Terça-feira

vaquinha charmosa

 
Posted by Picasa

quando eu encontrei essa coisinha toda charmosa, com pinta de independente e cheia de personalidade na prateleira da Spicy, não titubiei em trazê-la comigo, para me ajudar a corrigir sal e pimenta no prato [que na verdade será somente sal, já que por aqui, só pimenta moída na hora] e trazer graça para a mesa.
;o)

saindo um risoto

 

 
Posted by Picasa

não sei como realmente aconteceu, mas risoto tornou-se um "às" nas minhas mangas, então ele está presente em 85% das nossas reuniões.
Na verdade, acredito que de tanto fazê-lo, eu descobri todos ou quase todos dos seus segredos e automaticamente tornou-se uma das coisas de mais fácil execução para mim.
Então, não espantem-se de vira e mexe aparecer um desses pelas bandas de cá.
Coloco a foto e poupo vocês dos detalhes sórdidos, que já foram pormenorizados aqui.
O da foto, [para variar] é de galinhola.

organizando

 

 

 
Posted by Picasa

já que o calor infernal me trouxe desânimo total para preparar alguma comidinha, atualizo a página com a arrumação de hoje à tarde na minha prateleira de temperos, quer dizer, uma delas [hehe] !!

Quinta-feira

ontem....

 
Posted by Picasa

azeitonas...

 

 
Posted by Picasa

grega, espanhola e chilena que foram compradas especificamente para ser marinadas, em 1 copo de azeite extra-virgem + 1 dente de alho bem amassadinho + alecrim fresco desfolhado + lemon pepper + pimenta do reino moída + sal, e guardadas na geladeira para a hora dos petiscos!!

sai pra lá!!



Vira e mexe ele dá às caras por aqui, eu fico nervosíssima, dando gritos e pulando até o santo Tuna aparecer com um saco plástico na mão e jogá-lo no jardim, e se calhar de eu estar sozinha em casa, interdito o local, trancafio o ambiente, geralmente cozinha e banheiro aff, para evitar qualquer possibilidade de aproximação.
Que me apareçam baratas, besouros, corujas..., agora, bichos molhados e rastejantes me enlouquecem!!
Vai croachar em outra vizinhança!!

Quarta-feira

a saga das lichias

 

 

 
Posted by Picasa

lichia é o seguinte, tem ano que a árvore carrega tanto, que mesmo distribuindo entre a família toda e amigos às quantidades, não tem santo que consegue dar conta de tudo.
É o que está acontecendo, não temos aonde colocar lichias!!Já descasquei toneladas e guardei no freezer em saquinhos separados o tanto certo para fazer suco, mas haja suco!!E deixar estragar é um pecado, então entrei na cozinha meio sem saber o que fazer com elas, mas acabou dando certo.
Fiz um chutney com metade e a outra fiz em calda para acompanhar um sorvete ou para fazer uns drinks.
Para o chutney, primeiro coloquei as lichias descascadas e descaroçadas para ferver com um pouco de água e açúcar mascavo. Depois, em uma panela de fundo grosso coloquei 1 copo de vinagre branco + 125 grs de açúcar mascavo + 1 colher de pasta de mostarda + um pouco de semente da mostarda + 2 cravos da índia + 1\2 canela em pau + 2 pimentas dedo-de-moça picadinhas sem semente, e deixei ferver por uns 10 minutos para reduzir.Coei as lichias cozidas e joguei na redução até dar o ponto de geléia [aparecer o fundo da panela].
Para a Lichia em calda eu coloquei elas descaroçadas em uma panela com 100 ml de Vinho Verde + 80 grs de açúcar cristal + 1 limão + 1 colher de sopa de açúcar de baunilha [eu publiquei aqui como fazer] + 1 pau de canela. Deixei ferver por uns 40 minutos.
Até as próximas Lichias!!

Segunda-feira

presente.

 
Posted by Picasa

livro é aquela coisa, o preferido, na maioria das vezes é o recém chegado na prateleira, a não ser aqueles, de bancada cativa na cozinha, com página grudada, cheio de observação e pedacinhos de papel para marcar a página.
o da foto foi presente de Natal da Tia Rosi, e já mostrou a que veio, porque foi dele que saiu a lentilha e o cuscuz do final de ano.É um livro sem fotos, mas que dispõe todas as informações sobre o ingrediente principal da receita, quer dizer, é coisa boa!
;0)