Domingo

final de ano!


as coisas aqui acontecem da seguinte forma:
O meu Natal acontece no Rio de Janeiro, mais precisamente no dia 23, uma ceia enorme e deliciosa no apartamento da família do meu sogro, que é para todos poderem cumprir com seus compromissos na noite do dia 24.Mas acabamos dando uma esticadinha e chegamos ontem de noite, morrendo de vontade de estar na nossa casinha!!
infelizmente, a correria foi tanta, com presentes [que nem posso chamar de última hora, já que não tinha comprado sequer um], hora em cabeleireiro para modernizar o corte e ê-tê-cé-tê-ra que nem pude dar a minha contribuição com um pratinho ou uma entradinha que fosse, mas minha cunhada e a tia de Tuna brilharam com suas comidas maravilhosas.
e toda essa corrida contra o relógio estragou também meus planos de uma passada por aqui, não consegui nem espiar os blogs queridos para deixar um voto de felicidades na noite de Natal.
a figura da foto, passou por aqui e eu com a máquina empunhada, fotografei.Na verdade, ela é a imagem perfeita de como me senti na semana que passou: uma lesminha simpática!!
;O)

Sábado

o panettone e eu.


em toda a minha existência, até o Natal passado, eu nunca havia colocado um tico sequer de pedaço de panettone na minha boca. Acredito que que era os resquícios de um paladar infantil que insistia em permanecer. O cheiro [delicioso] do panettone me criava uma repulsa, que nem chegava perto. e foi ano passado que quebrei esse ciclo experimentando um, que nem era dos melhores, tanto que nem me recordo a marca e adorei, comer aquele pão perfumado com uma xícara de chá.
esse ano, o meu é esse daí, Bauducco, com gotas de chocolate, macio, igualmente cheiroso, que vem numa lata para guardar tranqueiras depois.

Sexta-feira

detalhes

 

 

 
Posted by Picasa

enfim..


ele chegou!!

a sopa de sempre

 
Posted by Picasa

é a sopa de tomate.
que eu já publiquei aqui, e publico novamente sem medo de me tornar repetitiva.
eu acho que todo fascínio que está sopa exerce sobre mim, se dá pela forma de fazê-la.Ver aqueles tomatinhos lindos e vermelhos assados e cheirosos, anima qualquer dia cansativo e desanimado.
fui apresentada a ela através do blog da Fer Guimarães Rosa, e a cada vez que faço vou dando um pitaco.
Essa foi feita da seguinte maneira: cortar ao meio 6 tomates maduros e retirar a semente. Colocar em uma travessa refratária com mais ou menos 6 dentes de alho com casca e tudo, azeite aromatizado de alho, sal e pimenta moída.
Forno, uns 40 minutos ou quando eles começarem a murchar.
refgar um pouquinho de cebola numa caçarola, com manteiga e pitadas de orégano seco [importantíssimo], quando começar a soltar o perfume, acrescentar a tomatada, adicionar caldo quente de legumes, deixar ferver mais um pouco.
liquidificador, coador, folhinhas de manjericão e se quiser, uma última levada ao fogo por 5 minutos, e, finalmente, mesa!!
não precisa nem corrigir o sal.

de fora para dentro.

 
Posted by Picasa

a janela!!

Segunda-feira

petit gateau de doce de leite

Posted by Picasa

é o doce mais fácil que eu já fiz.mas também, o doce mais doce que eu já experimentei nos últimos meses. talvez tenha faltado um sorvete de creme para acompanhar.

200 grs de doce de leite
100 grs de manteiga
2 ovos
2 gemas
1\4 de xícara de açúcar
1\4 de xícara de farinha de trigo peneirada
manteiga para untar
sorvete de creme para acompanhar

Derreta o doce de leite e a manteiga no fogo comum ou no microondas.
Numa tigela, junte o doce de leite, os ovos, as gemas e misture bem, sem bater, com um batedor de mão ou fouet. Acrescente o açúcar e a farinha. Misture até formar uma massa homogênea.
Unte 6 forminhas individuais [*para mim, enchi 8] com manteiga e distribua a massa.
Leve ao forno pré aquecido a 200C e asse por 8 minutos [*no meu forno foram 14 minutos].
Sirva quente com sorvete de creme.

*receita do livro "As doceiras - Carla Pernanbuco e Carolina Brandão. E servido no restaurante Carlota.

caldo verde [em dia de chuva]

Posted by Picasa

refoguei 2 dentes de alho pequenos, bem amassadinhos em um pouco de azeite.joguei duas batatas médias, descascadas e cortadas em cubos.
coloquei 1 litro de água que já estava um pouco quente com 1 tablete de caldo de legumes Vitalie [que é sem gordura], uns 20 minutos.
deixei esfriar um pouco [o tempo de um bom banho], bati no liquidificador, enquanto isso, joguei o paio picadinho na panela com um fio de azeite. quando começou a soltar perfume, joguei o líquido, esperei ferver mais cinco minutinhos, apaguei a chama do fogo e acrescentei a couve picada bem fininha, do tamanho que caiba numa colher de sopa, que é para evitar fios de couve pendurados na boca [haha]

Sexta-feira

suculentas


...as lichias

Quinta-feira

as macadâmias da Ciasca

 

 
Posted by Picasa

quem tiver assistido ao programa comida.org, no canal GNT, aonde a Roberta Ciasca [proprietária do Miam Miam] prepara um menu às escuras, para os convidados às escuras, deve ter se deliciado, assim como eu, com as gostosuras, a delicadeza e o carinho que aquela criatura peparou cada coisinha.
eu tomei nota de cada entradinha, prato principal e sobremesa para preparar no melhor estilo "Paula Cabral", mesa arrumada, velinhas espalhadas e amigos ao redor [da comida e de mim] hahaha
ontem comecei testando as macadâmias ao curry.curry já é a minha loucura desde sempre e macadâmias, um novo amor.então, porque não experimentar?
fiz metade da receita que é assim:
3 xícaras de macadâmias
1\4 de xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de curry
2 claras de ovo
bater as claras de ovo com um fuet de leve.
acrescentar o açúcar e o curry.
misturar as macadâmias.
levar a forno em fogo baixo sobre um silpat.
quando a mistura das claras começar a secar, dar um mexida nas macadâmias e voltar ao forno.
quando estiverem totalmente secas, retirar do forno, esperar esfriar e guardar em pote hermético.
ontem, logo quando esfriaram e eu experimentei, achei que poderia ter colocado mais um pouco de curry, mas hoje quando voltei a atacar as bichinhas, achei deliciosas e irretocáveis, quer dizer, ficam mais saborosas no dia seguinte.
;o)

Terça-feira

có-có

 
Posted by Picasa

as galinholas de madeira ficam ali, enfeitando minha prateleira de livros quando não estão carregando meus guardanapos.

Segunda-feira

massa de arroz com atum e macadâmia.

 
Posted by Picasa

aproveitei que Tuna foi dormir na fazenda do meu sogro e que estava sozinha, para fazer a massa de arroz com atum, já que ele não come atum de forma alguma!![e nem nada que venha da água].na despensa também tinha macadâmias, então tostei algumas em uma frigideira de teflon, para misturar à massa.
coloquei água para ferver, assim que levantou fervura, desliguei a chama do fogo e hidratei a massinha por 1 minuto.
enquanto a água fervia, abri a melhor lata de atum que tinha, tirei o excesso de azeite que tinha na lata, misturei com 1 colher de sopa de creme de leite fresco para uso culinário e uma quantidade menor de iogurte [para dar um pouquinho de acidez] e sal.
misturei o atum à massa e por último as macadâmias.

Sábado

o tal.

 

 
Posted by Picasa

o bolo mármore da Simone é uma coisa de louco.Lendo o post, me deu uma vontade alucinada de fazê-lo e ontem foi o dia D.
a massa é moleza de fazer e fica linda, mas na hora de usar a saca-puxa me embolei!!enchi muito os sacos e saia massa para todos os lados [hahaha].
também na euforia de começar os trabalhos não mirei no meio certinho a primeira espremida e ele ficou assim, meio lélé.
o sabores são básicos, e caem muito bem com uma bela xícara de café.

são 4 ovos grandes
4 ovos grandes
1 xícara de açúcar *usei açúcar de baunilha
1 xícara de leite
1 xícara de óleo de milho, canola ou girassol *usei canola
1 colher(chá) de extrato de baunilha *usei uma fava
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 1/2 colher(sopa) de cacau em pó
bater os ovos e o açúcar até ficar esbranquiçado. misturar o leite + óleo + baunilha.
misturar a farinha de trigo com o fermento em uma tigela à parte.
misturar os secos ao molhado com o auxílio de um fuet.
separar aproximadamente 2 xícaras da massa e adicionar o cacau em pó.

untar uma forma redonda, usei de 22 cm. forrar com papel manteiga e untar novamente com margarina e farinha de trigo.
ir colocando no meio da forma umas 3 colheres de sopa da massa clara, deixe fluir.no meio dela coloque a massa escura...e assim sucessivamente até o fim das massas.
sinceramente, vale muitíssimo a pena dar um pulinho no Chocolatria e ler as explicações da Si, além de admirar a zebrinha.
;)

Sexta-feira

ao meu redor...

 

 
Posted by Picasa

essa semana não teve ida à floricultura de praxe, e sim um passeio ao redor da minha casa para colher flores.

Quinta-feira

purê de cenoura

 
Posted by Picasa

sem dúvidas, fui influenciada, para executar esse purê, pelo querido Atala.Inclusive fiz quase da mesma forma que ele ensina a fazer um de batatas, então, mudei o ingrediente principal para cenoura e mandei brasa.

cortei as cenouras bem fininhas e pequenas e coloquei para cozinhar em água fervente até amolecerem.[é melhor para o purê ficar mais lisinho]
guardei um pouco da água do cozimento.
passei no processador, e usei um pouquinho da água [do cozimento], senão não conseguiria processar.
em uma panelinha coloquei 1 colher de manteiga e um pouco de creme de leite fresco, joguei a cenoura cozida e processada.
temperei com sal, pimenta branca [estou apaixonada], e noz moscada moída na hora.
achei que precisava passar mais uma vez no processador para ficar bem lisinha e sem grumo nenhum.

investimento.

 

 
Posted by Picasa

Quarta-feira

sopa de feijão do panelinha

 

 
Posted by Picasa

que na verdade é uma sopa de feijão branco com camarão e linguiça.Eu adoro camarão, mas Tuna insiste em me dizer que tem alergia a frutos do mar!!e eu insisto em não acreditar!![haha] pois bem, mas essa sopa daí não teve o camarão!!aff
fica uma delícia. Os créditos são do site Panelinha e foi publicada aqui.

Segunda-feira

29 primaveras.


o muffin é receita do Martha Stewart's Cooking School, publicada pela Fer Guimarães Rosa aqui.

[...]


uma hiperestimulação ovariana me rendeu uma internação hospitalar por 4 dias e 3 noites, com direito a algumas dezenas de agulhadas e hematomas espalhados pelo corpo, e muita, mas mu-i-ta dor abdominal.
sinceramente, depois dessa, posso dizer que aguento o tranco!!
meu marido mais amado e mais querido do que nunca, ali, firme e forte do meu lado, dava suas voltinhas e aparecia no quarto com algum mimo para a "Toisa" dele, na tentativa frustada de me reanimar... mais copinhos japoneses, molhos importados que ele sabe que eu a-do-ro, copo de leite [flor], uma massa italiana gigantesca que já começou a me tirar o sono [está me encarando, cobrando uma receita digna do seu tamanho] e muitoooo companheirismo e carinho !!
bem, presentinhos perfeitos para uma workaholic da cozinha acamada.
cheguei hoje na minha casa, matei saudades do meu canto, descansei um pouco e dei um pulo aqui.
;0)

Terça-feira

pleurotus

Posted by Picasa

Segunda-feira

um nome e uma surpresa...

 

 

 

 
Posted by Picasa

nas nossas andanças, fomos parar em Vitória esse final de semana.
no almoço de domingo estava Tuna queimando as pestanas para decidir aonde iríamos almoçar, e me lembrei do tal Oriundi, do chef Juarez Campos, que sinceramente, nunca vi mais gordo, mas é difícil eu abrir uma revista de gastronomia e não ver seu nome estampado lá.então tudo bem, segue para o Italiano Oriundi.eram 15:45 mais ou menos, já que paramos para comer um bolinho de bacalhau antes do almoço.pois bem, perdemos a hora de funcionamento, o Oriundi fecha às 15:30 todo domingo.
Nem tudo estava perdido, já que no caminho tínhamos avistado um Italiano também, mas o nome... Spaghetti e Cia, sei lá, não simpatizei, mas a casinha era bem bonitinha, com cadeiras de Teca na frente para o cliente esperar sua mesa [sinal que costuma formar fila] e vasos com buxinho.
chegamos a tempo do senhorzinho que tomava conta da porta estar virando a placa de aberto para fechado.

- ainda está servindo, fiquem à vontade.

fomos exatamente os últimos a entrar.
fiquei surpresa com o lugar, aconchegante, música ambiente, climatizada, pé direito bem baixinho, meia luz, mesinhas com toalhas ora de xadrez verde, ora de xadrez vermelha, aliás, as cores eram verde e vermelho, uma cantina deliciosa.
o dono veio à nossa mesa aconselhar Tuna na escolha do prato, que foi cabrito com massa recheada de mandioca [aipim] e ervas. O meu escolhido foi a mesma massa [que ele chama de tortelini, mas eu o conheço como um ravioli gigante, era uma meia lua de massa] recheada com abóbora e molho de linguiça desfiada com pimenta.
uma delícia de programa. os garçons educadíssimos, bem inteirados do cardápio.
uma bela surpresa para mim, que havia empacado por um simples nome..

Domingo

copinhos japoneses

manjericão, louro,...
...,manjericão roxo, alecrim.
em copinhos japoneses.

Sábado

os preferidos



Posted by Picasa

a Madame Glau me pediu para mostrar 03 livros preferidos.não tenho uma biblioteca farta como gostaria, mas dentre os que eu tenho, pintou uma dúvida atormentadora sobre qual escolher, e então optei pelo óbvio, os que eu mais uso, e a minha leitura da hora.
o livro do Gula Gula realmente é o que eu mais uso, talvez por gostar muito da comida daquele restaurante, que eu entendo como sendo caseira e sofisticada.
o segundo da lista, é o livro que me socorre sempre que pinta aquela dúvida quando estou com várias formas de fazer uma mesma receita [??? crazy woman], chama-se "A Alegria de cozinhar", está meio velhinho como se pode notar, mas exala sabedoria exatamente por esse motivo, parece que eu estou consultando minha vó!
o terceira é a bibliografia de um dos maiores chefs da história, que chama-se Escoffier, e é minha literatura atual.

Agora a segunda etapa do pedido da Madame, repassar para três pessoas essa missão, então:

Rê Gallo do Frango com Banana,
a Vivian do Aos 30, e
Pipoka do Three Fat Ladies.

Sexta-feira

spaghetti measurer



Posted by Picasa

faz um tempinho, depois de ler um post do blog da Ludmila, me empolguei com um medidor de espaguete que ela elencou em uma lista,entitulada top 10 utensílios de cozinha, sem os quais não vive [imperdível!!]. procurei freneticamente em todas as páginas de que costumo comprar pela internet e nada!!
resumo da história: a Lud acabou me enviando pelo correio na semana passada e recebi hoje as gracinhas.realmente umas gracinhas, lindos, já estão pendurados na minha cozinha.
A ludmila mora em Quebec, escreve no The Inner Life of Food. Eu a considero super inteligente, adoro ler as coisas que ela publica, suas fotos então!!me fascinam. Uma moça cheia do bom gosto e super gentil.

Quarta-feira

espetinhos


carne cortada em cubinhos [frango, boi, carneiro, suína, ê-tê-cé-té-ra] + pedacinhos de cebola + pedacinhos de tomate + champignon de Paris e assim sucessiva e repetidamente.
lambusada em óleo de oliva [aqui foi usado um aromatizado com alecrim] + sal grosso moído + pimenta moída.
feita em uma grelha com resistência.

Terça-feira

bago bom.

Posted by Picasa

morangos, jabuticabas, framboesas, amoras...são divididas nas classificações de frutas como BAGOS.

morangos são frutas que se machucam, assim como o mamão, então, assim que sua caixinha chegar em casa, separe os bonitinhos colocando um do lado do outro comportadamente, para evitar escoriações, e depois me digam se eles não duram infinitamente mais tempo acondicionados na sua geladeira.

Segunda-feira

cebola & cebolinha


Posted by Picasa


a chuva não pàra, o tempo é meio abafado e meio com vento frio, o desânimo é aquele comum aos dias de segunda-feira. E aí, chega a hora de pensar no jantar,e de fazê-lo [é sempre melhor do que pensar], e hoje não teve embaraço. Fui certeira e optei por uma sopa de cebola.
Já publiquei sobre ela aqui, e sinceramente..., publico novamente sem medo de me tornar repetitiva.
O lance das receitas que moram nas nossas cebecinhas é que elas nunca se repetem, sempre vai ter uma coisa diferente, uma erva, um condimento, uma coisa qualquer que muda um pouco o sabor inicial.

eu tinha cebolas brancas e roxas, então usei meio a meio, duas brancas e duas roxas cortadas grosseiramente.
esquentei uma caçarola com manteiga e um pouco de óleo extra-virgem e joguei os tacos grosseiros de cebola lá dentro. depois de uns 5 minutos mais ou menos elas já estavam transparentes e aí acrescentei mais ou menos 1\4 de xícara de vinho branco seco. quando ele secou totalmente coloquei 1 litro de água morna [não deu tempo de esquentar muito].
agora é a hora de soltar a imaginação e lançar mão do que estiver ao seu alcance para trazer sabor ao seu caldo. foram folhas de sálvia, sementes de cardamomo, pimenta moída, sal e para aromatizar a água, 1 cubo de caldo de legumes vitalie.
o caldo ficou lá, apurando por uns 15 minutos. deixei esfriar um pouco [bem pouco mesmo porque me falta paciência] e bati no liquidificador.
caldo de volta à caçarola e aproveitei os bifes que sobraram do almoço cortando bem pequeno e jogando na minha sopa.
mais um pouco de fogo baixo e tampa na panela. corrigir sal.
finalizei com cebolinha francesa.
bon appétit.

saindo do forno..


Posted by Picasa

Domingo

roxinhas & docinhas.

as jabuticabas...tiradas do pé.
Posted by Picasa

Sexta-feira

empilhando guardanapos..

e fotografando..
Posted by Picasa

;)

Quinta-feira

talharim de pupunha

 
Posted by Picasa

desde a primeira vez que vi Alex Atala executando esse feito, que fiquei louca, com trimilique nas mãos para tentar copiá-lo. Depois me esqueci, e sofria dos tais trimiliques cada vez que me vinha aos ouvidos a palavra PUPUNHA!!
Isso deve fazer quase 1 ano. na verdade sempre achava que me faltava uma mandoline para transformar o palmito fresco em um talharim.
no começo da semana trouxe um pratinho dos palmitos para casa, e eles ficaram lá na geladeira, com a mandoline me pertubando a cabeça.
hoje peguei os bichinhos, parti no meio no sentido vertical, e passei eles no meu "relles" ralador, e não é que deu certo!!..bem, tá certo que poderiam ficar mais bonitinhos como do me guru Atala. aff.
continuando..coloquei um pouco de água para ferver, assim que abriu fervura, coloquei 1 colher de sal e quando ferveu de novo, os palmitos. Marquei no timer 1 minuto cravado. retirei a água e salteei eles em manteiga.
na hora de servir, eles ainda ganharam um fio de óleo extra-virgem tartufado e folhinhas de manjericão.
vou te dizer que não me decepcionei, comer um palmito fresco como se um talharim fosse, .. VALE A PENA!!

Terça-feira

desnudos...

 

aqui está quase pronto,
e aqui, devidamente vestido.
Posted by Picasa

Segunda-feira

o peru

 
Posted by Picasa

Domingo

franguinho de domingo

 

que na verdade é um galeto, e não um frango, pincelado com manteiga, sal grosso e pimenta branca moídas, folhinhas de alecrim, sálvia e tomilho, e um pouco de mel, enrolado em papel alumínio e levado ao forno pré-aquecido por 50 minutos ou mais.
as ervilhas são as congeladas, fervidas em um pouquinho de água e passada na manteiga e sal.
;o)

Sábado

bem casados

 

 


sabe daquelas amigas que viram irmãs, que passam juntas grande parte da vida, que brigam, se odeiam e se amam? pois é, hoje é o casamento dessa amiga, que de tão amiga, me confiou a tarefa de preparar os bem-casados para a festa linda dela. Quanta responsabilidade!!
Eu achei que eles mereciam um post por aqui, e aí estão eles, fofuchos, gordinhos, embrulhados e enlaçados.
Feitos com muito carinho, enfeitando meu espaço.
;)

Sexta-feira

dia de flores

 

 

 
Posted by Picasa

Quinta-feira

penne & gorgonzola & sálvia

 
Posted by Picasa

primeiro foi um roux com manteiga e farinha, abaixei o máximo que eu pude da chama do fogão para acrescentar o leite e ver ele engrossar sem empelotar, mexendo com um fuet sem parar. Coloquei pedaços de gorgonzola para levar o sabor ao molho branco, temperei com sal, pimenta e sálvia fresca picadinha. Finalizei com um farto fio de azeite. Molho pronto.

usei um punhado e mais um pouquinho de penne tricolone em 8 ou 9 minutos de água fervente e salgada.
na hora de misturar a massa com o molho, deixei passar um pouco da água do cozimento para ela não ficar "unidos venceremos".

Quarta-feira

chá & chocolate

 

 
Posted by Picasa

Terça-feira

calzone

 

 
Posted by Picasa

para preparar o calzone usei a receita de pizza da Fer, que eu já publiquei aqui, com uma pequena alteração: no lugar do óleo extra-virgem usei um tartufado, que se fez notar logo ao abrir o forno para retirar as belezinhas.
recheei meus calzones com ricota temperada, tomates frescos, fundos de alcachofra e peito de peru, da seguinte forma:
comecei temperando a ricota com sal marinho, pimenta moída na hora, óleo extra virgem e folhinhas de orégano. reservei.
cortei os fundos de alcachofra (em conserva, que estavam fazendo aniversário na despensa) em julienne. depois os tomates e o peito de peru, todos em julienne.
em um recipiente coloquei o peito de peru, os tomates fatiados, a ricota temperada e a alcachofra. misturei com cuidado para preservar o formato de todos eles.nessa hora é bom experimentar para ver se está gostoso, achei que faltava mais um pouco de óleo extra-virgem.

abri a massa para pizza o mais fino que consegui. usei um prato de serviço para medir um círculo e cortei com uma faca bem afiada.
com os dois círculos abertos, passei extrato de tomate em uma banda somente, e recheei essa mesma banda com a mistura de ricota. finalizei com mussarela de búfala em cubinhos bem pequenos e queijo grana padano ralado. fechei o calzone e repeti toda a operação no outro círculo de massa.
calzones recheados e fechados, pincelei a superfície deles com o extrato de tomate para dar uma corzinha e moí um pouco de sal grosso.

assar em forno pré aquecido uns 25 minutos, de preferência sobre uma pedra.

Segunda-feira

livros & velas

 

 
Posted by Picasa

algumas paixões.
;o)

Domingo

os copos da vez...

 

 

 
Posted by Picasa

cada época alguns são eleitos a se sentarem na minha mesa com mais frequência, os da vez são esses, de bola, colorido, de acrílico, bem grandão para pegar bastante suco e até a coca light com bastante gelo, meu vício.aff (abafa)
;o)

vermelinhas e azedinhas...

 

 
Posted by Picasa

Sexta-feira

meu cassoulet

 

 
Posted by Picasa

no começo da semana publiquei aqui o meu desespero com o calor bafento que me atordoou o dia inteiro, mas o tempo aqui é tão doidão que o frio e a ventania voltaram e trouxeram as queridas sopas para minha mesa.
Hoje eu ataquei de cassoulet, aquela feijoada afrancesada..
cozinhei feijão branco em uma panela com caldo de carne (usei vitalie, sem gordura), folha de louro, 1 galinho de alecrim e uma pitada de pimenta cahiena.
confesso que depois de 40 minutos de fervura e os grãos duro-duro, passei tudo para uma panela de pressão e em 20 minutos meu problema estava resolvido.
amassei 2 dentes de alho de tamanho médio com sal grosso ralado.
coloquei uns pedacinhos de um bom bacon na panela para fritar e juntei a pasta de alho.
joguei o feijão e dei uma puxadinha. a essas alturas tive que colocar mais um pouco de água. acrescentei pedacinhos de paio, linguiça calabresa e 1 tomate cortado em cubinhos e amassados com a minha mão mesmo.
deixei apurar e cozinhar as carnes. corrigi sal e pimenta.
servi com torradinhas.
;)

Quinta-feira

cheiro doce...

 

 
Posted by Picasa

quem resiste??
;o)

Quarta-feira

a outra face da fava...

 

 
Posted by Picasa


a baunilha em fava é uma iguaria deliciosa, cheirosa e bem carinha, porém esse último adjetivo pode ser amenizado pelas utilizações da grã-fina.
depois de raspar suas sementinhas e utilizá-las aonde quer que seja, e só colocar a carcacinha da fava em um pote com açúcar bem tampado e esquecê-lo no armário para ver ele se transformar no tão querido açúcar de baunilha.
a pequena me facina tanto e tanto, que já falei dela aqui e aqui.
;)

Terça-feira

panquecas no calor..

 

 
Posted by Picasa


o calor chegou, e pelo visto, veio para ficar.
acabou a minha tranquilidade de entrar na cozinha 40 minutos antes de Tuna chegar e preparar uma sopinha para o jantar. Vou ter que botar a caixola para funcionar todo dia e bolar uma super comidinha que seja leve e refrescante e que, de preferência, me mantenha distante do meu forno, que é capaz de aumentar 5 graus a temperatura da minha cozinha.aff Tarefa árdua para essa pobre mortal.

me coloquei na cozinha, frente a frente a uma chama de fogão, quase derretendo, para preparar panquecas. Finíssimas, perfumadas com alecrim, recheadas com carne moída e finalizadas com molho de tomate fresquíssimo.

para as panquecas joguei dentro do processador 2 copos de farinha de trigo + 2 copos de leite + 3 ovos (porque achei eles pequetitos, então coloquei o terceiro) + 2 colheres de sopa de manteiga + 1 colher de chá de sal + 1 colher de chá de fermento químico + alecrim fresco picadinho.
processar, aguardar um pouco a massa descansar e mãos à obra.
o segredo de uma boa panqueca é realmente uma panelinha específica para elas e paciência. Colocar uma quantidade da massa no cantinho perto do cabo da panela e depois ir virando para ela escorrer para a panela toda. Virar quando começar a aparecer bolinhas e ela estiver se soltando da panela. e para virar, só jogando para cima mesmo. ufaaa

o molho de tomate fresquíssimo foi no processador também, uns 6 tomates sem semente, um pitaco de açúcar, vários pitacos de sal e pimenta moída na hora e um bom fio de um bom azeite. processa e prova para ir corrigindo o sabor.
;)

Segunda-feira

muffin de abóbora

 

 
Posted by Picasa


400 grs de abóbora cortada grosseiramente
350 grs de açúcar mascavo
4 ovos
sal marinho (esqueci de usar)
300 grs de farinha sem peneirar
2 colheres de chá cheias de fermento
um punhado de nozes (não usei)
1 colher de chá de cabela em pó
175 ml de óleo de oliva (usei óleo de soja)

Bater tudo no processador ou no liquidificador.

Encher as forminhas para muffins (eu usei forminhas de silicone, mas as de papel estampadinhas são lindas!!).
Assar em forno preaquecido de 20 a 25 minutos.

Muffins prontos, hora de preparar a cobertura:

raspas de casa de tangerina (usei de laranja lima)
raspas de casca de 1 limão siciliano (usei thaiti)
suco de 1\2 limão siciliano (usei menos da metade do thaiti, que é mais ácido)
140 ml de creme azedo (já publiquei aqui como fazer)
2 colheres de sopa cheias de açúcar de confeiteiro
1 fava de baunilha dividida ao meio ao comprido e as sementes retiradas (usa-se as sementes).

mexer tudo com um fuet. Ajuste a quantidade do suco de limão e do açúcar de confeiteiro a fim de equilibrar o doce e o azedo.

coloque a cobertura em cada muffin frio.
opcional: flores de lavanda polvilhadas em cima com raspas de tangerina.

receita de jamie oliver do livro Jamie em casa que eu publiquei aqui.
adorei fazer os muffins.são fáceis, gostosos, pena que eu não tenho crianças aqui, porque eu acho que elas devem adorar os bolinhos pequenininhos (bem, não mais que os adultos viciados em fazer comidinhas,hehe).
o problema que eu achei na hora de executar a receita foi que a massa toda não cabia no me processador e eu tive que dividir e ir batendo aos poucos, mas foi resolvido.

encheram 15 forminhas de muffins.
;o)

Terça-feira

tex mex arriba arriba II

 

 

 
Posted by Picasa


voltando ao assunto da festinha mexicana, para mim, o astro da noite foi o chili com carne, que saiu daqui.
usei a minha panela de ferro para prepará-lo:

chili con carne

2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de cebolas picadinha
1 dente de alho socado
1 colher de chá de flocos de pimenta calabresa seca
1 colhere de chá de coentro em pó
1 colheres de chá de cominho em pó
1 vagem de cardamomo amassada (usei em pó porque não tinha a vagem)
1 pedacinho de pimentão vermelho picado
1 + 1\2 pimenta dedo de moça sem semente
250 grs de patinho moído (passar duas vezes no moedor)
1 lata de tomate pelado (não usei)
1\4 de xícara de catchup
1\4 de xícara de extrato de tomate
1 xícara de água
1 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar. - não usei)
3 xícaras cheias de feijão cozido firme (eu usei duas latas de um feijão branco em conserva da marca Bonduelle, lavados e passados no mixxer).

Aquecer o óleo de azeite em uma panela larga (usei de ferro).
Fritar a cebola e o alho até amolecer.
Juntar a pimenta calabresa + coentro em pó + cominho + cardamomo
Nessa hora, o cheiro que sobe é uma loucura de bommm
Mexer bem.
Acrescentar a pimenta dedo de moça e a carne não deixando formar grumos.Ela tem que ficar soltinha.
Quando estiver dourada a carne, acrescentar os pimentões picados e fritar por 5 minutos.
Juntar tomates + catchup + extrato + água.
Quando ferver, adicionar o cacau (não usei) e o feijão.
Deixar a panela semi-tampada por 1 a 2 horas, com cuidado para não pegar no fundo, até obter o chili, que estará bem encorpado.
o meu ficou uns 50 minutos. E eu descobri que esse é o segredo do chili, tem que deixar apurar para que ele fique encorpado.
;)


Outro prato que servi, mas esse não teve fotografia, foi com frango, chamado Pollo.
A receita original está aqui.

Pollo
250 grs de peito de frango já cozido e desfiado
1/2 cebola picadinha
1/4 de xícara de cheiro verde (não usei)
1/4 de xícara de tomate em cubinhos sem pele ou sementes
1 colher de chá de tabasco
1/2 xícara de água
1/4 de copo de requeijão
Sal a gosto
azeitonas em rodelinhas (não usei)
queijo cheddar ralado

Suar a cebola na manteiga por uns 5 minutos.
Acrescentar tomate + tabasco + sal e refogar por uns 2 minutos.
Juntar o frango + requeijão + água.
Misturar bem.
Quando a mistura ferver, apagar o fogo, juntar o cheiro verde.
Jogar as azeitonas e o cheddar por cima e levar ao forno para derreter.

;)

para completar o menu, foram muitos nachos (Doritos), sour cream que eu publiquei aqui, tortillas (comprada), molho de tomate picante (comprado)e cerveja sol (com direito a salzinho na borda).

arriba arriba!!quero repetir.

Segunda-feira

galeto de frango no sal grosso

 

 
Posted by Picasa


essa técnica é muito conhecida para assar peixes, pois eu adaptei e já fiz um joelho de porco e agora esse galetinho.
dá super certo.

primeiro eu preparo o sal. Em uma travessa misturo 1 kg de sal grosso com minha erva preferida, aqui eu usei tomilho, mas também poderia ter sido alecrim.

sal pronto, agora coloque o galeto em uma travessa refratária, limpo e sem tempero nenhum e cubra todo ele com o sal grosso. não pode deixar nadica de fora.

colocar no forno uns 30 minutos.

quando retirar o sal vira uma placa dura e a carne que assou estará cozida, temperada e úmida.

;)

Domingo

tex mex arriba arriba I

 

 

 
Posted by Picasa



a postagem sobre a festinha ariba ariba daqui de casa, vai ter que ser dividida, porque senão vai se tornar uma publicação imensa.

bem,...fui pesquisar receitas mexicanas primeiro nos meus livros, mas não achei nada que me desse aquela afliçãozinha de vontade de correr para cozinha. Continuei minha busca pela internet.Pesquisa google, comida mexicana. apareceu várias opções e uma delas, sabe-se lá porque meus olhos apontaram: O Bolo Fofo.
A dona do blog, uma carioca, comemorou aniversário com uma festinha mexicana, preparada por ela e pela sua mãe. (achei um baratoooo!!)
Encontrei todas as receitas que precisava.A essas alturas a afliçãozinha já tinha tomado conta de mim!!
;)

vou começar pela Guacamole: (a receita original, que achei no tal blog, era de quantidades exageradas, já que era para um aniversário, então eu fui diminuindo.Ela está aqui.)
1 abacate descascado
2 ou 3 colheres de sopa de cebola picadinha
1\2 pimenta fresca dedo-de-moça, tiradas as sementes
1 colher de sopa de suco de limão (esse não pode faltar, senão o abacate empretece)
2 colheres de sopa de coentro picadinho *(não usei porque não tinha.Substituí por coentro em pó)
sal
pimenta do reino
tomate sem pele e sem sementes picadinho

Esmague o abacate e misture os ingredientes com exceção do tomate, que deve ser misturado na hora de servir.

O Guacamole aparece na primeira fotografia deste post.

A carne moída foi preparada com um pózinho da Marca Casa Fiesta, especializada em produtos para pratos mexicanos. A carne fica loucura-loucura!! Você pode vê-lo aqui.

Na fotografia desta publicação aparece ainda o chili com carne, que é feito com feijão e carne moída, que eu sempre tentei fazer e nunca resultava como eu queria, esse ficou tudo de bom! Ele está em volta da carne moída da primeira foto, mas eu vou deixar a receita para o próximo post
;)